Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
HISTORIA DA ODONTOLOGIA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:273 - (790)
Autor:Warmling, Cristine Maria; Marzola, Norma Regina; Botazzo, Carlos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Da autonomia da boca: práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(01):181-195, jan.-mar. 2012. .
Resumo:Analisa como ocorreu a separação entre o ensino da medicina e o da odontologia no Brasil. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são inter-relacionadas para mostrar como suas relações e sentidos mudam historicamente. Propõe que a autonomia do ensino da odontologia emergiu da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição desenvolveu-se sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada. (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
História da Odontologia
Autonomia Profissional
Currículo
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702012000100010

  2 / 2
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:61 - (71)
Autor:Mott, Maria Lucia; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:'Moças e senhoras dentistas': formação, titulação e mercado de trabalho nas primeiras décadas da República^ipt / 'Young women and lady dentists': training, degrees, and the market in the first decades of the Republic
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;15(supl.0):97-116, 2008. .
Resumo:Desde a década de 1980, as faculdades de odontologia no Brasil têm formado mais mulheres do que homens. Poucas páginas, porém, foram escritas sobre a história do acesso das mulheres a essa profissão. Este artigo tem por objetivos fornecer subsídios para a análise da formação e inserção profissional das dentistas no Brasil nos primeiros anos da República; discutir a relação entre as transformações da profissão, as políticas de saúde e o sistema de gênero no período; contribuir para a discussão sobre a feminização da profissão. Foram utilizados como fontes textos publicados na imprensa (jornais e revistas) e em periódicos especializados das áreas odontológica, farmacêutica e médica, bem como documentos que integram arquivos de diversos órgãos do governo e de universidades paulistas.(AU)^ipt.
Descritores:História da Odontologia
Gênero e Saúde
Mulheres
Odontologia
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000500005&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3